Pular para o conteúdo principal

Osmose

Osmose

Osmose é a passagem de água de um meio menos concentrado (hipotônico) para outro mais concentrado (hipertônico), através de uma membrana semipermeável.
O processo de osmose tem como finalidade igualar as concentrações entre uma solução hipotônica e outra hipertônica, até que se atinja um equilíbrio.
solução hipotônica é a que apresenta menor pressão osmótica e de concentração de soluto. Uma célula colocada em meio hipotônico pode inchar até romper, pois há movimento de água para dentro da célula.
solução hipertônica apresenta maior pressão osmótica e de concentração de soluto. Em meio hipertônico as células tendem a encolher, já que perdem água.
Na osmose, as soluções buscam atingir o equilíbrio, numa solução denominada isotônica, quando a concentração de soluto e a pressão osmótica são iguais.
Movimento da água nas células e osmose
O soluto é qualquer substância que pode ser diluída em um solvente, como o açúcar dissolvido na água. Enquanto que pressão osmótica é a pressão feita para que a água se movimente.​
A osmose ocorre sempre que há diferença de concentração entre o meio externo e interno da célula. Nesse caso, a água passa da região menos concentrada para a mais concentrada, naturalmente.
Em outras palavras, o transporte de água no processo osmótico ocorre de uma solução mais diluída para uma solução mais concentrada. Ou seja, do meio hipotônico para o meio hipertônico.
Importante ressaltar que no transporte de água não ocorre gasto de energia e, portanto, a osmose é considerada um transporte passivo.

Osmose Reversa

A osmose reversa consiste na passagem de água no sentido inverso ao da osmose. Assim, a água movimenta-se da solução mais concentrada para uma menos concentrada.
A osmose reversa acontece mediante aplicação de uma pressão maior do que a pressão osmótica natural.
Como a membrana semipermeável permite apenas a passagem de solvente (água pura), ela retém os solutos.
Um exemplo de osmose reversa é a transformação de água salgada em água doce pelo processo de dessalinização.

Osmose e Difusão

Difusão é a passagem de moléculas muito pequenas de gases e solutos dissolvidos em água, através da membrana plasmática.
Neste caso, as moléculas de soluto irão passar do meio mais concentrado para o menos concentrado. Elas movimentam-se a favor de um gradiente de concentração e espalham-se no espaço disponível.
A difusão facilitada é a passagem, através da membrana, de substâncias que não se dissolvem em lipídios, com o auxílio de proteínas que permeiam a bicamada lipídica.
Assim como a osmose, a difusão também é considerada um transporte passivo, uma vez que ocorre a favor de um gradiente de concentração.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Partes da Célula - Citologia

Partes da Célula As células eucariontes apresentam partes morfológicas diferenciadas. As partes principais da célula são: membrana plasmática, citoplasma e núcleo celular. Estruturas presentes na célula eucarionte animal Membrana Plasmática A membrana plasmática ou membrana celular é uma estrutura celular fina e porosa. Ela possui a função de proteger as estruturas celulares ao servir de envoltório para todas as células. A membrana plasmática atua como um filtro, permitindo a passagem de substâncias pequenas e impedindo ou dificultando a passagem de substâncias de grande porte. A essa condição damos o nome de Permeabilidade Seletiva. Saiba mais sobre a Membrana Plasmática. Citoplasma O citoplasma é a porção mais volumosa da célula, onde são encontradas as organelas celulares. O citoplasma das células eucariontes e procariontes é preenchido por uma matriz viscosa e semitransparente, o hialoplasma ou citosol. As organelas são pequenos órgãos da célula. Cad...

Divisão Celular

Divisão Celular A divisão celular é o processo pelo qual uma célula-mãe origina células-filhas. Através deste processo as células unicelulares se reproduzem e as multicelulares se multiplicam. A frequência de divisões celulares varia com o tipo e estado fisiológico de cada célula. No organismo humano, por exemplo, algumas células estão em constante multiplicação. Um exemplo são as células da epiderme e da medula óssea, que se multiplicam para repor as células que morrem. Entretanto, alguns tipos de células mais especializadas como os neurônios, hemácias e células musculares, nunca se dividem. Ciclo Celular É o período que se inicia com a origem da célula, a partir de uma divisão celular e termina quando esta se divide em duas células-filhas. O ciclo celular é dividido em duas etapas: a  interfase  e a  divisão celular . Nos eucariontes existem dois tipos de divisão celular: a  mitose  e a  meiose . Ciclo Celular: interfase e mitose In...